Blog

Ideas and insights from our team

[pt-BR] Organizando o Django Girls Recife


No Brasil, as mulheres são maioria nas escolas e universidades e representam 60% das pessoas que concluíram cursos superiores. Apesar disso, em cursos de exatas, representam apenas 20% do quantitativo. Esse cenário se repete não só no Brasil, mas em todo o mundo. Nas áreas tecnológicas não é diferente. TI é, ainda, um mundo majoritariamente masculino. Foi com o intuito de diversificar esse contexto que o Django Girls foi criado.

O Django Girls é uma comunidade que promove a tecnologia e inclusão feminina, capacitando mulheres por meio de oficinas de programação gratuitas, com duração de um dia, e fornecendo ferramentas, recursos e apoio. Somos uma organização voluntária, independente e sem fins lucrativos. A primeira edição em Recife aconteceu em 2016, no entanto, a comunidade existe desde 2014, em todo o mundo. Ao todo somos 967 voluntárias ao redor do mundo. Até o momento, já foram organizados 441 eventos, em 303 cidades, em 76 países. Através das oficinas, a comunidade conseguiu atingir 10375 mulheres.

No último dia 17 de junho, tivemos o prazer de fazer parte da organização da segunda edição do Django Girls Recife. Ao todo, foram selecionadas 50 mulheres e 18 treinadoras de 400 inscritas. Mulheres de diversas áreas, como Administração, Direito, Ciências Sociais, Cinema, que, em sua maioria, nunca haviam tido nenhuma experiência com programação antes. Essas mulheres tiveram a oportunidade de aprender Django e desenvolver um blog.

Django Girls Recifet

O evento foi incrível e essencial para nos ajudar a construir uma comunidade de programadoras em Recife. O evento não foi só importante para as participantes, que tiveram sua primeira experiência com programação, mas também para as treinadoras. Muitas delas não usavam Python diariamente e tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade.

Acreditamos muito na importância Django Girls e na sua capacidade transformadora e queremos muito que ele continue vivo com próximas edições. Por esse motivo, queremos compartilhar como é organizar o evento. Criado e mantido por voluntárias, o Django Girls é um projeto open source que lhe fornece um toolkit com os recursos necessários para a realização do workshop. Desde o tutorial usado no dia do workshop até manuais para organizadoras e treinadoras.

Django Girls Stickers

Organizers Manual

O manual do organizador foi feito para qualquer pessoa interessada em organizar um Django Girls, seu objetivo é explicar o que é o Django Girls, como funciona e tudo o que é necessário saber para organizar um evento. Todas as etapas para a organização do evento são abordadas como por exemplo: como se inscrever para organizar o evento, como preparar o formulário de inscrição para participantes e coaches, como encontrar e contactar patrocinadores, o que usar na decoração do evento e vários outros recursos.

Trello

O trello é a ferramenta perfeita para gerenciar tarefas entre uma equipe e o Django Girls oferece aos voluntários um board no Trello com todas as atividades necessárias para realizar o evento. É só clonar o board, adicionar a equipe e começar a trabalhar. As tarefas vem organizadas por categorias (participantes, marketing, treinadoras, logística, captação de recursos e gestão) e de acordo com as necessidades do evento várias outras tarefas podem ser adicionadas.

Website

Assim que você preencher um pedido para organizar um evento, a organização geral do Django Girls disponibilizará acesso ao site. O website é um aplicativo Django simples que permite criar e administrar o seu site de eventos. Várias funcionalidade estão inclusas como: criar forms para participantes, treinadoras e patrocinadores, o sistema de gerenciamento de Applications é uma das maiores vantagens encontradas e será mencionado um pouco mais a frente. Para usar o site não é necessário nenhum conhecimento prévio de programação, mas um pouco de conhecimento sobre HTML e CSS será útil.

Applications System

Integrado com o website, o sistema de inscrições disponibilizado é essencial para a seleção das participantes. Através dele é possível categorizar por grupos, como: aceitas, rejeitadas, em lista de espera, confirmadas e aguardando confirmação. É possível, também, que cada organizador atribua uma nota às inscrições. Para garantir que a primeira pontuação não seja influenciada por outros, cada organizador classifica as inscrições sem conhecer os resultados dos demais. Depois de pontuar, pode-se ver as outras notas.

As inscrições são apresentadas de forma aleatória, para que a probabilidade de uma pessoa ter uma classificação mais alta/baixa só porque estava sempre na parte superior/inferior da lista seja mínima. Além disso, é apresentado um desvio padrão da média das pontuações, deixando claro caso elas sejam sejam muito discrepantes.

Outra grande facilidade do sistema é o envio de emails. Como os participantes são classificados em grupos (aceitas, rejeitadas, lista de espera), é possível enviar diferentes tipos de emails para cada um dos grupos. Emails de aceitação contém links de confirmação e rejeição, que, ao serem acessados, automaticamente define o status da participante no sistema.

Coaches Manual

Como o nome já diz, o manual da treinadora é um conjunto de dicas e truques úteis que irão guiar as treinadoras em sua conduta durante o evento. Muitas meninas ficam receosas em serem treinadoras achando que por não terem muita experiência com Python e Django serão incapazes de ajudar as participantes. É nesse momento que entra o manual da treinadora. Como o manual diz, tudo o que você precisa para ser treinadora é: muita paciência, sorrisos e uma atitude amigável. É importante ter capacidade de responder a todos os tipos de perguntas de forma amigável aos iniciantes (mesmo que isso signifique que a explicação não é tecnicamente precisa). Além de algum tempo para passar pelo Tutorial antes do evento. E, por fim, curiosidade!

Workshop Tutorial

O tutorial é o principal conteúdo que será utilizado pelas participantes no dia do evento. Em geral é uma aplicação web simples e funcional: um blog. O tutorial vai desde como instalar o Python e um editor de texto na sua máquina local, até como colocar sua aplicação online.

Media Resources

Todos os recursos de mídia estão disponíveis em um repositório do Github. Como logos, posters, design de camisetas, stickers, apresentações para patrocinadores e apresentações de abertura e encerramento do evento. Além de diversos templates de texto em várias línguas para emails e divulgações em mídias sociais.

Django Girls Heart

Achou massa e tá interessada em organizar um Django Girls? Fala com a gente! Faremos o possível para te ajudar com nossa experiência.


Referências:

About Lais Varejão

Software developer at Vinta Software.

Comments